segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O leão e a mentira


O leão amanheceu nem um pouco humorado.
Ele estava enfurecido e bastante invocado.
Ao chamar dona coruja, do seu reino a zeladora,
Perguntou qual foi o bicho que pegou sua coroa.

A coruja respondeu:
- “da verdade sou amiga, ouça bem minhas palavras,
Uma espécie de enigma:
O culpado é aquele da verdade o refém.
A mentira não vai longe, perna curta ela tem!”
Dona cobra se esquivou e afirmou rapidamente:
- “ao falar em perna curta, provam que sou inocente!”
A girafa aproveitou, foi embora neste instante.
“com certeza não fui eu, minha perna é muito grande!”

E assim todos os bichos inventaram uma desculpa.
Só sobraram no recinto o leão e a coruja.

O felino muito esperto,
Pensou logo num truquinho:
“conselheira, minha amiga,
Vejo um brilho no seu ninho!”

Ao querer se explicar, entrou em contradição.
Tentou ser muito esperta, foi pras garras do leão.

Numa coisa estava certa nesta história a coruja.
A mentira não vai longe e tem perna muito curta.


Fábulas divertidas / Sylvio Luiz Panza
Ilustrações de Moacir Rodrigues e Irineu Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu recadinho!